O Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos (ENG) é o maior e mais importante evento periódico da comunidade geográfica do Brasil. Organizado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) — entidade histórica fundada em 1934 —, o ENG acontece a cada dois anos desde sua primeira edição, em 1972. Sua origem está vinculada ao período de intensos debates políticos e acadêmicos, refletindo o compromisso da Geografia com a interpretação crítica da realidade nacional.
Mais do que um tradicional congresso científico para apresentação e discussão de pesquisas, o ENG se consolidou como um espaço plural de organização política e estratégico de reflexão coletiva sobre o estado da arte da Geografia brasileira. Seu principal objetivo é congregar toda a comunidade — desde estudantes de graduação e pós-graduação até professores e professoras da educação básica e superior, técnicos e pesquisadores — para o amplo intercâmbio de conhecimentos e saberes. Este fórum promove o debate sobre os rumos, os desafios e as renovação teórico-metodológica da ciência geográfica no país. Por sua natureza crítica e propositiva, o ENG transcende seu caráter científico. Ele se afirma como espaço de resistência e construção de um projeto de Geografia engajada, comprometida em analisar e transformar a realidade brasileira. Assim, ao longo de mais de cinco décadas, o encontro tem sido fundamental para garantir que a Geografia nacional se mantenha dinâmica, relevante e consciente de seu papel social.
O XXI Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos (ENG), a ser realizado no período de 19 a 24 de julho de 2026, em Salvador (BA), reunirá a comunidade geográfica do Brasil e da América Latina, constituindo um marco de extrema relevância para a Geografia e para o pensamento crítico nacional, frente ao rearranjo global por força de governos de extrema direita e aos processos da acumulação capitalista financeiro-rentista. Sob o tema “Geografia, Democracia e Lutas Sociais: um outro Brasil é possível”, o evento se posiciona como espaço de reflexão e ação indispensável, cuja pertinência é amplificada pelo contexto político e social do país.
Ao ocorrer no ano das eleições gerais no Brasil, o ENG se consolida como espaço/momento privilegiado para a comunidade geográfica debater o presente e o futuro do país, se coloca no centro do debate o papel fundamental da Geografia na análise crítica e nas práticas que visam a construção de outro Brasil possível, com foco nas dinâmicas territoriais das lutas sociais das classes trabalhadoras, tendo em vista compreender os conflitos socioambientais, as desigualdades espaciais e apontar caminhos para a transformação e as possibilidades de emancipação, reforçando o compromisso da ciência com a construção de projetos societários mais justos e inclusivos.
A escolha de Salvador como sede, com realização na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), carrega um profundo simbolismo. Em 2026, a Geografia brasileira se reunirá também para celebrar o centenário de nascimento e o legado de um de seus maiores intelectuais — o professor Milton Santos. A homenagem ao geógrafo baiano, cujo pensamento articulou criticamente território, sociedade e esperança, oferece a base teórica e ética para o tema do encontro. Dessa forma, o XXI ENG promove o diálogo frutífero entre o passado e o futuro, inspirando-se na obra de Milton Santos para, no presente, enfrentar os desafios contemporâneos e reafirmar que, de fato, um outro Brasil é possível.
INSCRIÇÃO (clique aqui)